Vinte e seis trabalhos científicos da Faculdade Tiradentes serão apresentados no 63º COBEM

A Faculdade Tiradentes (Fits), localizada em Goiana, teve 26 trabalhos científicos aprovados para apresentação no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), que vai acontecer entre os dias 11 e 13 de setembro, no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte. Esse número representa o compromisso da instituição com formação de qualidade, ciência, inovação e responsabilidade social. O evento vai trazer o tema “Do Mar ao Sertão”, com o objetivo de refletir sobre os novos paradigmas da formação médica, valorizando as especificidades culturais e territoriais do Brasil e os desafios contemporâneos da prática da Medicina.

Essa edição do COBEM busca a discussão, entre membros da comunidade científica e acadêmica, sobre uma educação médica mais diversa, empática e adaptada às realidades regionais, mas sem ignorar a necessidade de conexão com o cenário global da saúde. Nesse contexto, os trabalhos da Fits, feitos por alunos e professores da instituição, trazem temas como atenção primária, metodologias ativas de ensino, saúde da população, inovação tecnológica na formação médica e experiências extensionistas que aproximam os alunos da realidade social da região. Assim, destaca-se o estímulo da Fits em relação à pesquisa e à formação crítica baseada em evidências, desde o início do curso.

Importância para a Fits e para os estudantes

“Ter essa quantidade de trabalhos aprovados em um congresso com critérios rigorosos de avaliação demonstra a capacidade da Fits de integrar alunos e docentes em projetos que se destacam em pertinência. Essa conquista incentiva o desenvolvimento de uma cultura científica entre os alunos desde cedo, contribuindo para a formação de profissionais mais críticos, reflexivos e preparados. Além disso, a participação no COBEM proporciona oportunidades de intercâmbio de experiências com outras instituições e referências da área, contribuindo para o amadurecimento acadêmico e profissional dos envolvidos”, comenta o Prof. Dr. Diogo Galvão, diretor geral da Fits.

O Prof. Dr. José Roberto, coordenador do curso de Medicina da Fits, também considera que a participação da instituição em um evento tão importante representa o reconhecimento da qualidade da produção científica desenvolvida pela Fits. “Além de divulgarem suas pesquisas para um público especializado, os alunos têm a oportunidade de trocar experiências com acadêmicos, pesquisadores e docentes de diferentes realidades. Isso amplia horizontes, fortalece o pensamento crítico e reforça a importância da pesquisa na prática médica. É também uma excelente preparação para quem deseja seguir na carreira acadêmica”, acrescenta.

Temas atuais

Já a Profª Dra. Tatiana de Paula, docente da Fits, orientou 25 dos 26 trabalhos aprovados e conta que os temas trazidos pelos estudantes são atuais e pertinentes, como estresse acadêmico, desempenho acadêmico e saúde mental dos estudantes. “Um dos destaques é uma pesquisa em andamento que envolve todos os estudantes da Fits. Nessa pesquisa, a cada semestre, coletamos novos dados para analisar como fatores internos e externos influenciam o bem-estar e o desempenho acadêmico desses futuros profissionais. Os resultados não apenas impulsionam o aprendizado dos estudantes, mas também oferecem subsídios importantes para que os docentes desenvolvam estratégias pedagógicas mais eficazes e humanizadas”, pontua.

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados