Tuberculose atinge 80 mil brasileiros a cada ano

Segundo o Ministério da Saúde, anualmente são notificados aproximadamente 80 mil novos casos de tuberculose, e cerca de 5,5 mil mortes. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria conhecida como bacilo de Koch, que afeta principalmente os pulmões. Há casos em que a doença acomete outros órgãos, em especial pessoas que vivem com o comprometimento imunológico decorrente do HIV. Apesar de ser uma doença antiga, a tuberculose segue sendo um problema de saúde pública.
Transmissão e sintomas
A transmissão da doença acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa. É importante ressaltar que a tuberculose não é transmitida por meios de objetos. O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de três semanas, que pode ser seca ou com presença de catarro. Outros sintomas comuns incluem febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.
Tratamento
O tratamento da tuberculose pulmonar dura no mínimo seis meses, sendo realizado com o uso de antibióticos. Cerca de quinze dias após o início do tratamento, o risco de transmissão diminui consideravelmente. A tuberculose tem cura quando o tratamento é feito de forma adequada, até o final, mesmo que o paciente apresente melhora dos sintomas antes.
Prevenção
A forma mais eficaz de prevenir a tuberculose é por meio da vacina BCG. Ela é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e protege a criança das formas mais graves da doença. Essa vacina deve ser ministrada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até os quatro anos, 11 meses e 29 dias.