Sal rosa do Himalaia contém mais nutrientes e minerais comparado ao sal refinado

Fazer a escolha certa ao consumir sal faz toda a diferença na qualidade de vida e na alimentação saudável. As principais opções encontradas no mercado são o sal refinado, light e o sal rosa do Himalaia, que, por algumas razões, é considerado mais saudável que o sal de cozinha comum. Devido aos seus benefícios para a saúde e perfil de sabor único, ganhou popularidade. O sal rosa contém mais de 80 minerais, incluindo magnésio, potássio e cálcio.
Diferenças
O sal refinado, conhecido como sal de mesa ou de cozinha, é composto majoritariamente por cloreto de sódio e passa por processos físicos e químicos para ser refinado e branqueado após ser obtido pela evaporação da água do mar. Nesse processo, ele perde boa parte de seus nutrientes. Já o sal rosa do Himalaia é extraído à mão de áreas rochosas da Cordilheira do Himalaia, entre Nepal, Paquistão e Ìndia, produzindo um alimento sem aditivos e considerado mais natural.
Esse processo natural de colheita do sal rosa garante que o produto tenha mais nutrientes e oligoelementos em sua composição, geralmente não encontrados no sal comum. Esse alimento pode conter até 84 minerais diferentes, dentre eles o ferro, que lhe confere sua cor rosa característica. O sal do Himalaia apresenta mais benefícios para a saúde, como equilibrar o pH do corpo e regular o açúcar no sangue. Por outro lado, tem o custo mais alto.
Sal iodado
Além da diferença fundamental de quantidade e valor nutricional, o sal refinado tem outro elemento significativo em sua fórmula: o iodo. O sal comum, vendido nos supermercados brasileiros, é obrigatoriamente fortificado com iodo por determinação legal, desde 1953, para prevenir doenças como o bócio.
Qual usar?
Não há um veredito exato para qual opção de sal usar, mas sim no equilíbrio do consumo do produto: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda até 5 gramas de sal ao dia. Independente do tipo, com a quantidade adequada do sal na alimentação, a pressão arterial fica mais controlada, além de menor sobrecarga para os rins e menor retenção de líquido no organismo.