ProUni 2026.1: Centro Universitário Tiradentes e Faculdade Tiradentes ofertam um total de 81 bolsas

Terminam no dia 29 de janeiro as inscrições do processo seletivo para o primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos (Prouni) – que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%), em instituições particulares de ensino superior. Em Pernambuco, o Centro Universitário Tiradentes – UNIT- oferta um total de 76 vagas, sendo 25 integrais e 51 parciais (50%). Na Faculdade Tiradentes (Fits), há cinco vagas, sendo uma bolsa integral e 4 parciais para o curso de Medicina.
A oferta de bolsas na UNIT inclui os cursos de: Direito (4 integrais e 11 parciais); Odontologia (3 integrais e 6 parciais); Fisioterapia (3 integrais e 2 parciais); Enfermagem (2 integrais e 6 parciais); Psicologia (3 integrais e 9 parciais); Nutrição (3 integrais e 8 parciais); Administração (2 integrais e 3 parciais); Ciência da Computação (1 integral e 3 parciais); Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) (2 integrais e 3 parciais); e Estética e Cosmética (2 integrais e 4 parciais).
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem nos anos de 2023 ou 2024 e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.
O edital do Prouni veda a inscrição para quem declarou ter participado do Enem na condição de treineiro ou para autoavaliação, antes de concluir o ensino médio. Para fins de classificação e eventual pré-seleção no processo seletivo, será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média.
Quem pode se inscrever?
Ainda de acordo com o Ministério da Educação, os candidatos precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral ou parcial da respectiva instituição;
- ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;
- ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Nesse último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Para saber mais sobre o processo e como se inscrever, acesse: www.unit.br/prouni.