Proteção contra a radiação solar garante um verão tranquilo e saudável

Com a chegada do verão, as altas temperaturas e índices de raios solares exigem alguns cuidados especiais envolvendo hidratação e principalmente atenção com a saúde da pele. O principal problema que acomete a pele nessa época do ano é a queimadura solar, que surge pela exposição excessiva ao sol, sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta, deixando a região avermelhada, sensível e até com bolhas. 

Além das queimaduras, o aumento na incidência de radiação solar durante o verão aumenta o risco de acne, dermatite, rosácea, melasma e câncer de pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) destaca que o câncer de pele é o tipo de tumor mais comum no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos anualmente, sendo o não-melanoma o mais frequente e o melanoma o mais letal.

Cuidados básicos

Para prevenir problemas e manter a pele saudável nesse período, é essencial o uso do filtro solar diariamente, que deve ser reaplicado a cada duas horas. Também é fundamental beber muita água e usar hidratantes, e preferir banhos mornos ou frios. Entre 10h e 16h, a incidência solar é mais alta, por isso é ainda mais importante se proteger do sol nesses horários, com roupas leves e chapéus. Usar antioxidantes e limpar a pele duas vezes ao dia a mantém saudável e protegida dos danos solares, e evita cravos e espinhas.

Chapéus, viseiras, óculos escuros e roupas de algodão são bem-vindos durante o verão, pois bloqueiam a maior parte da radiação solar e protegem a pele, o cabelo e os olhos. Tecidos sintéticos, como o nylon, por outro lado, bloqueiam apenas 30% dos raios ultravioleta (UV). Por isso, deve-se não só prestar atenção ao uso de roupas, mas também para o tipo de tecido utilizado em barracas de praia. 

Alguns problemas de pele causados pela falta de proteção

Manter uma rotina de cuidados com a pele durante o verão é indispensável para proteger a saúde e a beleza. Pessoas de pele preta, apesar de terem uma proteção maior pela quantidade de melanina produzida, não devem esquecer de se prevenir, pois também estão sujeitas a queimaduras.

O verão também pode trazer outras doenças de pele, como micoses, que são infecções causadas por fungos, graças ao calor, umidade e baixa imunidade, e que podem ocorrer na pele, unhas e cabelos; brotoejas, pequenas bolinhas que surgem, especialmente em bebês, devido ao contato da pele com o suor; acne solar, provocada pela mistura da oleosidade aumentada da pele, suor, uso do filtro solar e da própria radiação. 

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados