Postura ideal e melhores hábitos podem evitar dores e lesões ao carregar mochilas e bolsas

No dia a dia, é comum o uso de mochilas e bolsas de alça para carregar os itens usados na rotina do trabalho, escola ou universidade. No entanto, a saúde da coluna pode ser afetada. A quantidade de objetos carregados têm um papel significativo, pois o excesso de peso dentro da bolsa dificulta o alinhamento adequado da coluna, principalmente no uso de bolsas em apenas um lado do corpo.
Como evitar dores e outros prejuízos
Para cuidar da coluna, é importante priorizar mochilas de duas alças ajustáveis, distribuindo o peso para que não seja maior do que 10 a 15% do peso do corpo, com itens mais pesados nos compartimentos centrais, perto das costas. Para bolsas de alça única, recomenda-se alternar os lados e usar alças mais longas para apoiar diagonalmente, cruzando o tronco, mantendo a postura ereta e a coluna alinhada.
Realizar exercícios de fortalecimento muscular para os ombros, costas e abdômen também auxilia na prevenção de prejuízos à coluna. Músculos fortes proporcionam suporte adicional e ajudam a evitar lesões. Ao carregar uma bolsa ou mochila, é importante manter uma postura ereta e evitar se inclinar para a frente ou para o lado, mantendo os ombros relaxados e a coluna reta.
Cuidados com dores da coluna
Em casos de dor ao carregar uma mochila ou sacola, algumas medidas devem ser tomadas para aliviar o desconforto e evitar possíveis lesões. Algumas delas são parar e descansar, se a dor for intensa (para que os músculos possam aliviar a tensão), verificar a postura, remover itens desnecessários e redistribuir o peso adequadamente.
Também vale realizar alongamentos suaves para os músculos das costas, ombros e pescoço antes e depois de carregar a mochila ou sacola e procurar orientação médica ou de um fisioterapeuta se a dor persistir ou piorar. É importante não ignorar a dor, pois os profissionais poderão avaliar a situação e fornecer tratamentos adequados para aliviar o desconforto e prevenir possíveis lesões.