Parto normal é considerado o mais seguro segundo a OMS

Durante a gravidez, é comum que algumas mulheres sintam medo e nervosismo com a chegada do parto e as dúvidas sobre qual é o tipo mais seguro. Existem diversos tipos de parto, que vão da cesariana até os feitos dentro d’água. Ainda há muitos mitos em torno de ambos os processos de nascimento e é essencial saber a diferença de cada um, principalmente porque a decisão está ligada diretamente à saúde do bebê e da gestante. 

Segundo dados de 2018 da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a segunda posição no ranking de países com maior porcentagem de cesáreas no mundo, com uma taxa de 55%, atrás apenas da República Dominicana. Apesar do alto índice, o parto considerado mais seguro para as mulheres pela própria OMS é o parto chamado vaginal ou normal. 

Diferenças entre o parto normal ou cesárea

No parto normal, a criança sai pela vagina, com menos riscos de complicações. Esse tipo também gera menos dor no pós-parto e a recuperação é bem mais rápida: em muitos casos, a mulher consegue caminhar pelo quarto já nas primeiras 24 horas depois de dar à luz. Além disso, pode ser realizado com ou sem anestesia, e todo o processo acaba facilitando a amamentação. 
A cesária, por outro lado, é mais popular no Brasil, por conta do tempo de trabalho de parto menor. Contudo, é preciso considerar outros aspectos desse método, como um risco maior de complicações e as dores no pós-parto. O tempo de recuperação também é maior, podendo durar muitos dias.

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados