Participação da família e emoção são o foco do Viva Fits e da Cerimônia do Jaleco

A integração entre comunidade acadêmica e os familiares é um valor importante para a Faculdade Tiradentes (Fits), localizada em Goiana. Pensando nisso, a instituição vai promover dois grandes eventos no dia 11 de abril, com a presença das famílias dos estudantes: o Viva Fits e a Cerimônia do Jaleco. O primeiro, que acontece às 8h30, vai colocar os alunos como professores, dando “aula” para seus familiares. Já a segunda solenidade, com início para as 16h, marca o compromisso dos discentes com a futura profissão.
Viva Fits
O principal objetivo do Viva Fits é aproximar os calouros do curso de Medicina da Fits e os seus familiares da vida acadêmica, permitindo que os parentes conheçam um pouco da rotina dos estudantes. Durante o evento, as famílias vão poder explorar um pouco a estrutura da instituição, além de conhecer suas normas e os serviços oferecidos. Além disso, os próprios estudantes vão ministrar aulas para as suas famílias no laboratório de Anatomia, e presenciar os veteranos realizando técnicas de reanimação cardiopulmonar, simulações de atendimentos domiciliares e relatos de vivências nas unidades básicas de saúde.
“O Viva Fits tem como objetivo proporcionar aos pais e familiares uma experiência única: vivenciar um dia na faculdade de Medicina, assumindo o papel de aluno. É uma oportunidade para mergulhar na rotina acadêmica da Fits, conhecer nossos laboratórios e se conectar com a metodologia de ensino que transforma a aprendizagem em algo significativo e envolvente”, detalha o diretor geral da Fits, Prof. Dr. Diogo Galvão.
Cerimônia do Jaleco
Já a Cerimônia do Jaleco vai receber os calouros e os seus convidados para um momento muito especial. Esse evento funciona como um rito de passagem em que, ao vestirem o jaleco pela primeira vez, os alunos novatos do curso de Medicina ingressam no mundo médico e assumem o compromisso com a profissão. Assim, é um momento singular na trajetória acadêmica e profissional dos novos estudantes.
“A Cerimônia do Jaleco é um momento profundamente simbólico e emocionante na trajetória de estudantes da Medicina. Esse rito de passagem marca o início da jornada acadêmica e profissional, representando o compromisso com valores como responsabilidade, ética e respeito no cuidado aos pacientes. Além disso, a cerimônia é carregada de emoção, envolvendo familiares e colegas que compartilham desse momento único. É um evento de reflexão sobre os desafios e responsabilidades que acompanham o jaleco”, complementa Diogo.