Otite média, que pode ser causada por gripes, provoca dor e dificuldade de audição

A otite média, assim como qualquer tipo de otite, é uma infecção muito comum no ouvido. Principalmente em crianças. São causadas por vírus ou bactérias, que geralmente acontecem durante gripes, resfriados ou infecções respiratórias. Ai quando há alguma inflamação ou mau funcionamento, acontece a chamada otite média.
Fisicamente, acontece no ouvido médio, região que engloba o tímpano, a câmara timpânica, os pequenos ossos do ouvido e a tuba auditiva (ou trompa de Eustáquio). Essa última faz ligação do ouvido com o nariz e tem como função principal equilibrar a pressão dentro da câmara timpânica, em relação à pressão atmosférica.
Causas
Com a infecção, acontece a passagem de microorganismos das vias aéreas para o ouvido. Além disso, o inchaço da tuba auditiva pode ocasionar o acúmulo de líquido na câmara timpânica, o que também pode acontecer caso haja excesso de secreção nasal. Embora acometa pessoas de todas as idades, a doença é mais comum em crianças entre três meses e três anos de idade, pela imaturidade da tuba auditiva.
Sintomas
Os principais sintomas da otite média são dor intensa na região do ouvido, diminuição da audição, febre, irritabilidade e dificuldades para dormir. Em crianças, também é comum falta de apetite, vômitos e diarreia. Em casos mais graves, a membrana do tímpano pode se romper e eliminar uma secreção com pus e sangue. O diagnóstico é feito por um médico otorrinolaringologista, com base nos sintomas e no exame do ouvido, feito com otoscópio.
Tratamentos
O tratamento vai depender da gravidade da doença e da idade do paciente. Em geral, a otite se resolve sozinha. Mas analgésicos ajudam a diminuir a dor e a febre. A depender do caso, o médico pode prescrever antibióticos para combater a infecção, principalmente em crianças e em situações mais graves. Com alguns dias, a febre passa, mas a audição demora mais tempo. Caso a audição não volte ao normal, é necessário avaliar a presença de secreção retida na câmara timpânica. Nesse caso, é necessário fazer uma pequena incisão no tímpano, que não afeta a audição, apenas para aliviar a pressão no ouvido médio.