Osteoporose pode ser causada por vários fatores e é mais comum entre mulheres

A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea, que pode resultar em fraturas e até mesmo deformidades, e é comum em pessoas mais velhas. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 50% das mulheres e 20% dos homens com 50 anos ou mais sofrerão com alguma fratura osteoporótica. Além da perda óssea natural da idade, outros fatores estão relacionados ao surgimento da doença. Por outro lado, a prevenção pode ser feita ao longo de toda a vida.
Causas e fatores de risco
Os ossos do corpo humano passam por constantes processos de renovação ao longo de toda a vida, com a retirada de pequenas áreas do tecido ósseo, que são substituídas por novos tecidos. Esse processo natural acontece de maneira equilibrada e possibilita a reconstrução dos ossos. Por volta dos 30 anos de idade, o ritmo da retirada do tecido ósseo fica maior do que de reposição, causando uma diminuição na densidade óssea, chamada osteopenia. Quando se agrava, ela evolui para a osteoporose. A perda óssea é maior entre as mulheres após a menopausa, devido à diminuição do estrogênio.
Além da diminuição natural do tecido dos ossos, outros fatores podem levar à osteoporose. Dentre eles, estão o histórico familiar, deficiência de cálcio e vitamina D, sedentarismo, consumo de álcool e tabagismo. Algumas doenças endócrinas, como diabetes e as relacionadas à tireoide, certos tipos de câncer, diminuição de alguns hormônios e o uso de alguns medicamentos por tempo prolongado também podem ocasionar a doença.
Sintomas
De maneira geral, a osteoporose começa de maneira silenciosa, sem apresentar nenhum sintoma. O paciente só percebe a doença quando ocorre alguma fratura espontânea ou causada por um esforço ou trauma pequeno. Os ossos podem quebrar, por exemplo, após uma queda de uma altura pequena ou até mesmo após uma crise de tosse. As fraturas osteoporóticas acontecem principalmente nas vértebras, fêmur, punho e costelas. Como consequência, o paciente sente dores locais e pode ter deformidades e diminuição da estatura, no caso de fraturas na coluna vertebral.
Diagnóstico, tratamento e prevenção
O diagnóstico da osteoporose é realizado por meio de um exame de densidade óssea, feito por raio X. O tratamento deve ser feito com base na causa da doença, mas em geral consiste nos uso de medicamentos e medidas não medicamentosas, que também funcionam como prevenção ao longo de toda a vida: atividades físicas, consumo de cálcio e vitamina D e exposição à luz solar. Os exercícios ajudam no fortalecimento da massa óssea e da musculatura, prevenindo quedas, melhorando o equilíbrio e protegendo os ossos.