Gravidez após os 50 anos pode trazer riscos tanto para a gestante quanto para o feto

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres brasileiras estão tendo filhos mais tarde. Enquanto a quantidade de mães entre 20 e 24 anos caiu de 30,9% para 25,1%, as gestações entre 30 e 39 anos aumentaram de 22,5% para 30,8%, em um período de 10 anos. Analisando de forma biológica, a gravidez após os 35 anos é considerada tardia, pois é quando a capacidade reprodutiva da mulher entra em um declínio mais acentuado. 

Riscos envolvidos

Ao nascer, a mulher possui um número fechado de óvulos que vão sendo disponibilizados ao longo da vida para a fertilização. Com o avanço da idade, esses óvulos também vão envelhecendo. Por isso, a quantidade e qualidade deles vai se deteriorando, um processo que começa a acelerar a partir dos 35 anos. Entrar em uma gestação aos 50 não é impossível. No entanto, há um nível de risco muito alto, além de ser um evento raro, tendo em vista que a maioria das mulheres já está na menopausa. 

A gravidez nos 50+ é arriscada por vários motivos diferentes, que podem afetar tanto a saúde do bebê quanto da mulher. O surgimento de hipertensão, diabetes gestacional, aborto espontâneo e parto prematuro são alguns riscos. Além disso, problemas de malformação do feto e cromossomopatias, como a Síndrome de Down, também podem acontecer. Por isso, é fundamental a realização do acompanhamento médico especializado e um monitoramento rigoroso do pré-natal. 

Cuidados 

Mulheres grávidas após os 50 inspiram muitos cuidados, tanto para quem consegue engravidar naturalmente, quanto para quem precisa passar por fertilização artificial. Os médicos podem solicitar exames para detectar possíveis alterações genéticas e planejar intervenções necessárias. A mãe precisa levar um estilo de vida saudável, principalmente no que diz respeito à alimentação, hidratação constante, realização de consultas e exames pré-natal regularmente, além de cuidados com esforço físico e mental. O cuidado emocional também tem um papel significativo nessas situações, já que a preocupação e a ansiedade com a saúde podem ser comuns. A busca por apoio psicológico pode ser benéfica para uma gravidez mais tranquila. 

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados