Intercambista da Faculdade Tiradentes explica detalhes sobre vivência na Espanha  

“Este intercâmbio está me proporcionando um crescimento significativo tanto no aspecto pessoal quanto no acadêmico e profissional. Pessoalmente, a experiência de viver em outro país, imerso em uma nova cultura, está me permitindo expandir minha visão de mundo”. Esse é o relato feito por Camila Carvalho, que está no 4º período de Medicina, na Faculdade Tiradentes (Fits), localizada em Goiana. A estudante foi aprovada no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) da instituição e está cursando o segundo semestre de 2024, na Espanha, na Universidade de Valladolid (UVA). Ela embarcou em junho de 2024 e fica no país europeu até fevereiro de 2025.  

Camila explica que cursar Medicina e ter experiência em outro país sempre foram dois grandes sonhos que agora conseguiu realizar, pois valoriza muito a oportunidade que uma imersão cultural é capaz de oferecer.   

Estrutura e acolhimento da UVA

A estudante explica que o ensino na Universidade de Valladolid segue um modelo em que há alternância de aulas, com semanas em que as práticas teóricas dão lugar às práticas clínicas. “A estrutura da faculdade é excepcional, com sete andares dedicados a especialidades, laboratórios, uma biblioteca completa, e um corpo docente de altíssimo nível. Eles oferecem tutorias específicas para tirar dúvidas, o que facilita bastante o aprendizado. Tudo isso está tornando essa jornada ainda mais incrível”, acrescenta.

Ela narra como foi o acolhimento quando chegou. “No início, houve uma cerimônia de boas-vindas aos estudantes internacionais. Foi uma ocasião especial, em que o corpo docente foi apresentado de forma calorosa. Após a cerimônia, tivemos um agradável coquetel no jardim da Casa do Estudante. Foi ali que conheci minha mentora espanhola, um encontro que marcou o começo dessa nova fase com muita expectativa e entusiasmo”.

Rotina  

Camila afirma que se surpreendeu com a tranquilidade de sua rotina. Ela consegue se dedicar aos estudos, mas não deixa de aproveitar a cidade de Valladolid, localizada no noroeste da Espanha e conhecida pelos monumentos religiosos medievais. “Tenho aproveitado para visitar museus, admirar a rica beleza arquitetônica ao redor e mergulhar na cultura local. Gosto de sentar em uma praça, observar o cotidiano vibrante acontecendo à minha volta, ler um bom livro e registrar esses momentos. Tudo isso tem feito parte de uma experiência que equilibra perfeitamente o estudo com a vivência cultural, me permitindo saborear cada detalhe desse novo ambiente”.

A graduanda reconhece que a língua espanhola tem sido um desafio. Antes de chegar na Espanha, ela fez aulas particulares e, graças a isso, consegue compreender conteúdos de forma satisfatória, mas avalia que precisa melhorar a pronúncia, então aproveita as conversas para melhorar nesse aspecto.   

Já a vida social na cidade, segundo Camila, é vibrante, pois há muitas praças e cafés que servem como pontos de encontro para a comunidade. Ela acrescenta que o teatro e o cinema têm uma presença forte e, recentemente, teve a oportunidade de participar do Festival Internacional de Curtas-Metragens, focado em saúde mental, promovido pela Câmara Municipal.

Aprendizado

A estudante finaliza dizendo que essa experiência tem sido enriquecedora porque a convivência com pessoas de diferentes origens e o contato direto com a cultura local ajudam no desenvolvimento da empatia, flexibilidade e de uma nova perspectiva sobre a vida. “No âmbito acadêmico, a oportunidade de estudar Medicina em uma universidade com metodologias de ensino distintas, como o método tradicional, me dá uma base sólida para comparar e aplicar o conhecimento de maneiras diferentes”. 

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados