Como praticar um idioma antes do intercâmbio

Dentre os diversos benefícios de se fazer um intercâmbio, aprender um novo idioma é um dos principais. Em geral, os intercambistas já têm algum conhecimento da língua estrangeira, principalmente o inglês, ou mesmo o espanhol, mas muitos desejam estudar no exterior para aprimorar as habilidades no segundo idioma. “Além de conhecer uma nova cultura, a interação com pessoas do país de destino podem também ajudar no próprio aprendizado desse idioma”, explica Karina Paz, supervisora de Carreiras do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão.

A prática, no entanto, não pode acontecer somente durante o intercâmbio. É importante que o estudante viaje com uma base da língua estrangeira, para que consiga se comunicar com as pessoas no país de origem. Além disso, já que o idioma faz parte da cultura de um país, ter algum conhecimento prévio sobre ele, segundo Karina, pode evitar que aconteçam tantos problemas por diferenças culturais. “Intercambistas precisam estar atentos à cultura do país de destino e também devem entender que é inevitável que haja um choque cultural”, afirma.

Compreensão auditiva

Existem várias maneiras de praticar um idioma antes de viajar para o exterior, e uma delas é treinar o ouvido. A comunicação oral é a mais utilizada no dia a dia, e tende a ser a mais complicada de se aprender. Isso porque, muitas vezes, a língua falada pelos nativos cotidianamente costuma apresentar diferenças em relação ao que se aprende em cursos de idiomas. Por isso, investir em músicas, podcasts e vídeos na internet é uma ótima alternativa para praticar a compreensão auditiva. Tentar cantar ou repetir frases ditas pelos nativos, imitando-os, também é uma ótima maneira de praticar a fala.

Filmes e séries também são bastante úteis, principalmente se não forem usadas as legendas em português. O cérebro é programado para focar no caminho mais fácil, ou seja, ao assistir a um filme em inglês com legendas em português, a tendência é dar mais atenção ao texto na nossa língua. O ideal, portanto, é deixar as legendas no idioma original ou mesmo retirá-las, a depender do nível de cada pessoa. Mas, caso ainda assim existam dificuldades com o entendimento, as legendas em português podem ser utilizadas. Dessa maneira, o estudante não apenas se acostuma a ouvir o idioma do cotidiano, como também aprende palavras e expressões que, muitas vezes, não seriam ensinadas em sala de aula.

Ler e escrever

A leitura e a escrita também são extremamente importantes para o desenvolvimento das habilidades em um idioma, principalmente em se tratando de um intercâmbio. Como o intuito é estudar fora do país, é necessário estar acostumado a ler e escrever textos naquele idioma. É aconselhável iniciar com textos mais simples, como histórias em quadrinhos ou mesmo livros infantis, e aumentar o grau de dificuldade com o tempo. Com o tempo, o ideal é que o intercambista seja capaz de ler e de escrever textos didáticos, especialmente voltados para a área de formação.

Uso da tecnologia

O uso da tecnologia também é bem-vindo. Existem aplicativos que podem ajudar no aprendizado de um idioma, como o Duolingo e o HiNative, mas que não devem ser usados como única fonte de estudos. Isso porque esses programas costumam ser bastante simples, e voltados mais para iniciantes. Além disso, é possível encontrar na internet diversos sites que expliquem regras gramaticais da língua que o intercambista está estudando. Uma outra dica é configurar o celular no idioma que se almeja aprender.