Fevereiro roxo e laranja conscientiza sobre doenças crônicas

Fevereiro roxo e laranja é marcado por ser o mês da conscientização sobre algumas doenças crônicas. O roxo simboliza as doenças neurológicas, que englobam condições como fibromialgia, lúpus, e alzheimer. Já a cor laranja representa a leucemia, um dos tipos de câncer mais graves. Essas doenças acometem milhões de pessoas em todo o mundo. O impacto não se limita apenas aos pacientes, mas também a seus familiares e relações próximas. 

A campanha do Fevereiro Roxo e Laranja busca alertar para a importância do diagnóstico precoce, do acesso a tratamentos adequados e do suporte às famílias que lidam com essa e outras condições. Além disso, promove a conscientização sobre a necessidade de pesquisas contínuas para encontrar novas terapias e possivelmente uma cura. 

Lúpus

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, caracterizada por uma produção maior que o normal de anticorpos necessários para o organismo funcionar. Esses anticorpos em excesso atacam o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (Les) é a forma mais séria da doença e também a mais comum, afetando aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus. Ele afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.

Por ser uma doença crônica, o lúpus não tem cura. No entanto, com o avanço das tecnologias terapêuticas, a expectativa de vida de pacientes com lúpus tem aumentado significativamente. Atualmente, 80% das pessoas com Lúpus permanecem vivas após 15 anos de doença. O tratamento consiste no uso de medicamentos. Em casos leves, são utilizados anti inflamatórios comuns, baixas doses de corticóides e antimaláricos. Em casos mais graves, podem ser prescritas drogas que retirem a defesa do organismo. 

Fibromialgia

A fibromialgia é uma condição que ataca as articulações. Ela causa dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção.o Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.

O tratamento é feito com exercícios, calor local, monitoramento do estresse, medicamentos para melhorar o sono e analgésicos não opióides.

Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, que afeta majoritariamente indivíduos acima de 65 anos. O avanço da condição provoca a diminuição das capacidades cognitivas.. Com o passar do tempo, há interferência no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. Segundo dados da Agência Gov,  a doença afeta 1,2 milhão de pessoas e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.

O diagnóstico do Alzheimer é clínico e considera o conjunto de sinais e sintomas e a exclusão de outras causas. O tratamento com medicamentos pode aliviar ou retardar a progressão dos sintomas. Terapias cognitivas e mudanças do estilo de vida também ajudam. 

Leucemia

A Leucemia é o tipo de câncer mais agressivo. É uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida.  Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2019 a leucemia teve mais de 10 mil novos casos. O tratamento da doença é feito com quimioterápicos, e pode haver necessidade de um transplante de medula óssea.

A campanha do Fevereiro Roxo e Laranja também frisa a importância da doação de medula óssea. A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível. Qualquer pessoa saudável entre 18 e 35 anos pode se tornar um doador de medula.

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados