Faculdade Tiradentes se une à gestão pública para fortalecer a saúde em Goiana

A ação conjunta entre a iniciativa privada e o poder público tem sido um caminho adotado em Goiana para promover a saúde pública. Além de preparar novos profissionais de saúde para o interior e Região Metropolitana, a Faculdade Tiradentes (Fits) — localizada em Goiana — também tem atuado em parceria com a gestão pública para realizar ações preventivas e educativas nas comunidades, campanhas sociais, disponibilidade de estudantes para a prática da Medicina no atendimento ao público e melhoria na infraestrutura.

Em quatro anos, já houve contrapartida total de R$ 4,2 milhões da Fits, desde que a instituição de ensino começou a funcionar na cidade da Zona da Mata pernambucana. Além de Goiana, também foram contemplados, nesse período, os municípios de Condado e Itambé.

Esse montante repassado equivale a 10% da renda bruta anual da Fits. Os recursos são aplicados na capacitação dos profissionais de saúde, aquisição de equipamentos, construção e reforma da estrutura dos serviços e de unidades de saúde do município. A intenção é integrar o ensino e a rede de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer o Programa de Saúde da Família e Medicina da Família e Comunidade.

Os recursos também são utilizados na concessão de bolsa de residência médica para fortalecer a atenção primária da cidade, contemplando ainda os municípios de Itambé, Condado e Itaquitinga, que recebem estudantes regularmente. A localização estratégica da Fits também permite atender Pernambuco e Paraíba.

Desenvolvimento regional 

“A transferência de recursos, as ações preventivas com a comunidade e a participação dos estudantes de Medicina na prática acadêmica fazem parte da nossa política de responsabilidade social e é um compromisso nosso com a saúde pública e o desenvolvimento regional”, adiantou o Prof. Dr. José Roberto de Almeida, coordenador do curso de Medicina da Fits. Ele informou que o repasse de recursos ocorre por meio de um convênio firmado entre a instituição de ensino e os dez municípios da XII Região de Saúde de Pernambuco. 

Conforme José Roberto, existe um comitê que monitora a prestação de contas, se está ocorrendo a integração do ensino-serviço e a educação permanente, além de verificar a qualidade, eficiência e eficácia dos processos de ensino-aprendizagem. Uma auditoria externa é realizada a cada ano.

Equipamentos

Segundo o coordenador do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), Alberto Lima, a Secretaria de Saúde de Goiana recebeu mais de mil equipamentos, entre médicos e de informática, incluindo 24 eletrocardiógrafos enviados às Unidades de Saúde da Família para o diagnóstico e o cuidado pelas equipes de saúde da família. Já os agentes comunitários do município receberam tablets para registro e acompanhamento das pessoas.

Algumas unidades foram quase que totalmente equipadas a partir da contrapartida da Fits, a exemplo do Ambulatório de Especialidades José Almeida e a Sala de Fisioterapia, na Clínica de Especialidades dos Distritos, localizada em Tejucupapo. Já a Secretária do Condado também distribuiu tablets para todos os agentes comunitários do município.

Reformas e construções 

Com parceria entre a Secretaria de Saúde de Goiana e a Secretaria Estadual de Saúde, através da XII Gerência Regional de Saúde de Pernambuco, foi edificado um ambiente para acomodar e servir de apoio aos residentes de cirurgia no Hospital Regional Belarmino Correia, em Goiana. O coordenador do Coapes informou também que essas e outras intervenções realizadas neste hospital beneficiam os 10 municípios da região.

Ações sociais

Entre as ações sociais realizadas pela Fits está a campanha semestral para arrecadar materiais de higiene e fraldas aos idosos do abrigo São José de Goiana. O calendário inclui ainda atividades de educação popular e participação de estudantes em mutirões de saúde, realizando aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido para Covid-19, HIV, hepatites virais e sífilis. As mobilizações envolvem ainda suporte básico em escolas, em abrigos de idosos, a grupos sociais como a comunidade LGBTQIA+.

Bolsas de estudo

Na concessão de bolsas de estudo para o curso de Medicina, 10% do número total de vagas aprovadas pelo MEC são destinadas a alunos residentes em Goiana e Região de Saúde. Entre os critérios, o candidato precisa ter cursado o ensino médio em escola da rede pública, ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtido nota igual ou superior a 600 pontos e renda bruta mensal familiar de até um salário mínimo e meio.

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados