Faculdade Tiradentes realiza acolhimento oficial da primeira turma de internato médico

O início do internato médico é um dos momentos mais importantes na formação do profissional da Medicina. É o momento ainda mais aprofundado com experiências reais em hospitais, colocando em prática conhecimentos teóricos e auxiliando a população de forma mais ativa. Em um marco histórico para a área da saúde pública da zona da mata norte de Pernambuco, a Faculdade Tiradentes (Fits), localizada em Goiana, realizou, no dia 15 de julho, o acolhimento oficial da primeira turma de internato médico no Hospital Belarmino Correia, localizado no centro da cidade.
Vivência prática
O momento simboliza o início da vivência prática dos estudantes nos cenários reais de atenção à saúde. Também representa a estreia do hospital como campo de estágio internato, fortalecendo a parceria entre ensino e serviço e contribuindo para o desenvolvimento da saúde pública regional. É a primeira vez que o hospital Belarmino Correia recebe internos, reforçando o pioneirismo da Faculdade Tiradentes na região.

“Por meio da experiência em áreas como Internamento Clínico, Emergência em Clínica Médica e Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Internamento em Pediatria, os estudantes podem desenvolver competências práticas que são essenciais para sua carreira. Ao vivenciarem o ambiente hospitalar, eles também aprimoram suas habilidades de comunicação, tomada de decisão e resolução de problemas”, explica Prof. Dr. Marcos César, docente da instituição.
Impacto na cidade
Marcos reforça o impacto positivo do internato em Goiana e entorno. “A presença de estudantes de Medicina no hospital contribui para a qualidade do atendimento e reforça a formação de profissionais capacitados, que podem, no futuro, se estabelecer na cidade e contribuir ainda mais para o sistema de saúde local. Isso também pode impulsionar o desenvolvimento da saúde pública na região e fortalecer a parceria entre a academia e os serviços de saúde, beneficiando toda a comunidade”, finaliza.