Especialista alerta para os ricos de utilizar maquiagens fora do prazo de validade

De acordo com um estudo da College of Optometrists, da Grã-Bretanha, nove a cada dez mulheres usam maquiagem vencida. Apesar de comum, o hábito de utilizar esses produtos fora da data de validade, além de não trazer o resultado desejado, pode causar infecções e irritações na pele. Isso acontece porque os conservantes que evitam a proliferação de fungos e bactérias nestes produtos perdem a eficiência com o tempo.
Perigos
A Prof. Andréa Biazatti, docente do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão —, explica que os prejuízos que a maquiagem vencida podem trazer para a saúde são extensos. “Maquiagens para a pele, como blushes, bases ou sombras fora da validade, podem acabar causando uma dermatite de contato, com sintomas como ardência, pinicação, vermelhidão, ou até mesmo inchaço e formação de algumas pequenas bolhas. Já os produtos utilizados nas regiões dos olhos, como, por exemplo, o rímel e o lápis, podem desencadear coceira e ardência nos olhos e até alguns quadros de conjuntivite e blefarite”, alerta.
Cuidados no armazenamento
Além disso, a especialista aponta que o armazenamento indevido dos cosméticos pode causar a criação de microorganismos e fungos, trazendo doenças mesmo se o produto estiver no prazo de validade. “Esses produtos devem ser guardados longe do calor, da umidade e da luz, para evitar a proliferação de microorganismos”, afirma. Andréa acrescenta, ainda, ações que devem ser tomadas caso sinta desconforto ao utilizar alguma maquiagem: “observe a data de validade e lave bem a região com bastante água. Se esses sintomas persistirem, procure um profissional que possa te ajudar. Provavelmente, pode estar desencadeando alguma irritação ou algum processo com o uso deste cosmético”, finaliza.
Como identificar
Dentre as principais formas de identificar se a maquiagem está estragada, o odor é a principal. Esses produtos têm um odor específico, e mudanças nele podem ser sinais de problema. Alterações na textura e na cor também devem ser observadas com atenção, pois maquiagens fora de validade ou armazenadas indevidamente podem ter uma aparência diferente da que deveria, como uma consistência ou cor diferente.