Endometriose causa fortes dores durante o período menstrual

A endometriose é uma doença caracterizada pelo crescimento anormal do endométrio fora da cavidade uterina. Esse deslocamento causa uma reação inflamatória crônica, que tem como principal sintoma a cólica menstrual intensa e constante. O Ministério da Saúde estima que 1 a cada 10 mulheres sejam atingidas pela condição.
A cólica menstrual de pessoas afetadas pela endometriose costuma ser constante, dolorosa e progressiva, aumentando de intensidade. Outros sintomas incluem dor durante a relação sexual, dor e sangramento intestinal e urinário durante a menstruação, e dificuldade ou impossibilidade de engravidar.
Ainda não há cura conhecida para a endometriose e o tratamento consiste em uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides para dor e para suprimir a atividade dos ovários. Em alguns casos, recomenda-se cirurgia para remoção do útero ou dos ovários, o que vai depender dos sintomas, dos planos da paciente para engravidar e da idade, assim como da fase da endometriose.
A desinformação acerca da endometriose ainda dificulta o diagnóstico da doença. É essencial procurar auxílio profissional, caso haja cólicas fortes ou outros sintomas incomuns durante o período menstrual.