Dia Mundial da Paralisia Cerebral simboliza luta pela conscientização

Intitulado como Dia Mundial da Paralisia Cerebral (PC), anualmente, o dia 6 de outubro é dedicado à conscientização sobre essa condição neurológica e promove a inclusão e luta por direitos, acesso e oportunidades para crianças e adultos.
Origem
A data foi instituída em 2012, pela Cerebral Palsy Alliance (CP Alliance) e World Cerebral Palsy Initiative, movimentos internacionais de pessoas com a deficiência e seus familiares. A celebração simboliza a busca pela garantia de igualdade social,o combate aos preconceitos e a acessibilidade.
Como oportunidade para educar a sociedade sobre as realidades da PC, o Dia Mundial da Paralisia cerebral é fundamental para que esses indivíduos tenham seus direitos respeitados, garantindo, por exemplo, o acesso à educação especial e adequada, inclusão no mercado de trabalho e serviços de saúde de qualidade.
O que é Paralisia Cerebral
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Paralisia Cerebral é definida por um conjunto de alterações neurológicas permanentes que podem afetar a coordenação motora e o movimento do paciente, desencadeados por um distúrbio que ocorre durante o desenvolvimento do cérebro fetal ou infantil, podendo levar a limitações.
Segundo dados do World Cerebral Palsy Day, 1/4 crianças diagnosticadas não falam, 1/3 não andam e 1/2 apresentam alguma deficiência intelectual. Uma das principais causas da PC é a hipóxia, leia-se, situação em que não há oxigenação no cérebro em decorrência de algum fator do parto, seja da mãe ou do feto. Além disso, infecções, prematuridade ou problemas genéticos também podem estar relacionados.
Dependendo da forma como a paralisia se apresenta, a condição pode assumir consequências diferentes; quanto mais extensa for a lesão cerebral, mais grave serão os quadros. Alterações motoras podem incluir paraplegia,hemiplegia (fraqueza em um dos lados do corpo), rigidez muscular e contração involuntária dos membros.
Importância
Essa celebração deve ser vista além da homenagem, mas principalmente uma ferramenta de orgulho das pessoas com PC e quem as apoiam, conexão de organizações que melhor atendam suas necessidades e incentivo do conhecimento sobre a causa em nível local, nacional e internacional, criando uma sociedade mais inclusiva.