Dia Internacional do Câncer na Infância conscientiza para o diagnóstico precoce da doença

O 15 de fevereiro foi estipulado como o Dia Internacional do Câncer na Infância, em 2002, pela Childhood Cancer International(CCI). A proposta foi trazer conscientização sobre a doença, além de expressar apoio às crianças e adolescentes que enfrentam o problema e suas famílias. 

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer infantil já representa a primeira causa de morte por doenças entre crianças e adolescentes de um a 19 anos no País, cerca de 8% do total. Mas, ainda de acordo com a entidade, 80% dos casos podem ser curados se houver um diagnóstico precoce e um tratamento adequado. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece assistência gratuita. 

Causas 

O câncer infantojuvenil geralmente acomete as células sanguíneas e tecidos de sustentação. Ao contrário do câncer em adultos, ele não tem relação com condições ambientais e estilo de vida. Os tumores mais frequentes na infância de adolescência são a leucemia, os que afetam o sistema nervoso e o sistema linfático  

Sintomas
Os sintomas do câncer infantil muitas vezes se assemelham aos de doenças comuns entre as crianças. Por isso, é essencial realizar consultas pediátricas regularmente. Os sintomas mais frequentes incluem palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea, caroços ou inchaços; perda de peso repentina tosse persistente; sudorese noturna e falta de ar; alterações nos olhos (estrabismo ou manchas brancas); inchaço abdominal; dores de cabeça persistentes ou grave; vômitos pela manhã com piora ao longo do dia; dor em membros e inchaço sem traumas.


Tratamento

O tratamento do câncer infantil pode ser feito em três modalidades terapêuticas: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. O processo é individualizado e realizado de acordo com a análise dos médicos sobre o caso. Na maior parte dos casos, os tumores infanto juvenis são constituídos de células indiferenciadas (não possuem função no organismo), por isso, reagem melhor aos tratamentos. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior a chance de cura, sobrevida e qualidade de vida para o paciente. 

Com informações do Ministério da Saúde 

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados