Dermatite é uma das inflamações de pele mais comuns e possui diversos tipos

A dermatite é uma inflamação que atinge as camadas mais superficiais da pele. É uma condição comum que pode ocorrer em diversas partes do corpo e não possui idade específica para aparecer. Existem vários tipos de dermatite, que costumam se manifestar por sintomas, como o surgimento de pequenas bolhas na região afetada, vermelhidão, descamação, inchaço, coceira, e até mesmo rachaduras e afinamento da pele, em casos um pouco mais graves. As principais são a dermatite de contato, atópica, seborreica e esfoliativa.
Dermatite de contato
A dermatite de contato é uma inflamação causada pela exposição da pele a substâncias alergênicas ou irritantes, como cosméticos, produtos de limpeza e bijuterias. Em casos de alergia, as lesões provocam dor e são desencadeadas pela interação direta e imediata com a pele. Já em casos de irritação, as lesões causam mais coceira e podem se desenvolver dias após a exposição.
Dermatite atópica
A dermatite atópica não possui causa definida, mas possui relação com a genética. Pessoas com rinite, sinusite, ou com deficiência no sistema imunológico são mais propensas a desenvolver esse tipo de dermatite. A exposição a fatores externos como a poluição também pode causar o seu aparecimento. É mais recorrente em crianças, afetando o rosto, braços, joelhos e cotovelos. Em adultos, as mãos e os pés são mais atingidos.
Dermatite seborreica
A dermatite seborreica se manifesta pela descamação em partes do corpo que contém um grande número de células oleaginosas. O couro cabeludo, rosto e orelhas são as partes mais afetadas, o que faz a condição ser conhecida como “dermatite de cabeça”. As causas não são completamente conhecidas, mas se relacionam a fatores genéticos, clima frio, excesso de oleosidade e estresse.
Dermatite esfoliativa
A dermatite esfoliativa é o tipo mais grave da doença. As lesões costumam atingir grande parte do corpo, sendo descamativas e avermelhadas. A principal causa é a piora de outras condições de pele, como a psoríase e outras dermatites. Reações a medicamentos ou ao câncer linfoma cutâneo das células tronco também podem causar a condição. Este tipo de dermatite necessita de atendimento médico imediato, pois deixa o corpo suscetível a infecções.
Tratamento
O tratamento para a dermatite vai depender do tipo, local e gravidade. Na maior parte das vezes, são utilizadas pomadas e cremes com corticóide, anti-histamínicos, xampus e medicamentos orais. Para prevenir novas crises, é importante adotar medidas como evitar o contato com a substância causadora do problema, não tomar banhos muito quentes e não usar perfumes e cosméticos com cheiros fortes.