Cuidados com a saúde são fundamentais antes e durante a mobilidade acadêmica

Para quem planeja cursar parte da graduação fora do Brasil, por meio da mobilidade acadêmica, vários cuidados precisam ser tomados antes de viajar para o exterior, inclusive com a saúde. Em um outro país, o acesso a certos tratamentos de saúde pode ser limitado, e o viajante também pode desenvolver doenças endêmicas. Por isso, ter atenção com o bem-estar em viagens internacionais é fundamental, mesmo para pessoas saudáveis.
Medicamentos e problemas de saúde
A primeira dica é a preparação de um kit médico de viagem, que deve conter itens de primeiros socorros, como ataduras, e medicamentos como analgésicos, antialérgicos, descongestionantes ou outros remédios que forem necessários. Viajantes que tomam medicações específicas também devem levá-las, de preferência na bagagem de mão, juntamente com a prescrição médica e uma dose extra, para caso de necessidades.
Quem tem alguma doença crônica ou está em algum tipo de tratamento também precisa consultar seu médico, para garantir a segurança durante a viagem. Alguns problemas de saúde não permitem que o paciente viaje, sendo necessário conversar com o médico para assegurar que a doença está estável. Nesses casos, também vale levar um laudo médico e uma lista de medicamentos utilizados.
Outros cuidados
Outro cuidado que se deve ter ao viajar é com vacinas. Países como Argentina e Uruguai, por exemplo, exigem vacinas de hepatites A e B, febre tifoide e febre amarela, enquanto Portugal requer a vacinação contra as hepatites. Por isso, é preciso saber quais vacinas são exigidas pelo país de destino. Também é preciso ter cuidado com a alimentação e o consumo de água no exterior, para evitar possíveis infecções.
Por fim, o seguro de saúde é um outro preparativo fundamental. Esse serviço, que é obrigatório para estudantes que vão realizar a mobilidade acadêmica, cobre eventuais despesas médicas no país de destino. Em alguns casos, o seguro é exigido até mesmo para conseguir o visto para entrar no país. Ter um seguro de saúde ao viajar evita maiores preocupações em casos de doença ou mesmo acidentes durante o período no exterior.