Cuidados com a saúde ao usar maquiagem e glitter no carnaval

O carnaval, uma das épocas mais aguardadas, chegou. Os brasileiros amam curtir os blocos e demais eventos carnavalescos. As maquiagens e glitters ganham destaque e fazem parte da identidade da folia. No entanto, alguns cuidados são essenciais para garantir que o visual impecável não traga problemas para a pele ou para a saúde.
Afinal, apesar de toda a diversão, é importante lembrar que a maquiagem também exige cuidados para que a folia termine só com boas lembranças. De acordo com Leila Michele, esteticista e professora do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Tiradentes – UNIT, o uso desses produtos exige atenção para evitar irritações, alergias e outros desconfortos comuns nesse período. Confira as dicas:
Antes da maquiagem (preparo da pele):
“O ideal é lavar o rosto com sabonete específico para o tipo de pele, além de hidratá-lo para segurar melhor a maquiagem e evitar irritações. O protetor solar é indispensável, principalmente se a pessoa vai ficar ao ar livre”, afirma Leila, que também indica fazer testes de sensibilidade com produtos, como glitter, tintas faciais, entre outros.
Maquiagem
Nesse momento, é de extrema importância usar produtos próprios para maquiagem (nunca cola, esmalte ou tinta artesanal), preferindo glitters cosméticos com aplicação não muito próxima dos olhos. “Os pincéis e esponjas devem estar limpos e ser de uso individual. Não recomendo compartilhar maquiagem (principalmente máscara de cílios e delineador)”, enfatiza a professora.
Remoção adequada
“Evite dormir maquiado(a). Ao chegar em casa, deve ser feita a remoção completa da maquiagem, com o uso de água micelar um demaquilante suave, e finalização com hidratação calmante (aloe vera, pantenol, camomila)”, recomenda a profissional.
Olhos (atenção especial ao glitter)
“Os olhos são sensíveis. Por isso, menos é mais quando se trata dessa região, pois excessos podem trazer riscos, como irritação ocular, conjuntivite química ou infecciosa, arranhões na córnea, inflamação das pálpebras e, em casos graves, lesões oculares”, afirma Leila.
A recomendação é proteger e limpar a pele sempre, preferindo produtos dermatológica e oftalmologicamente testados. Glitter prensado, sombras com partículas finas ou glitter gel são mais seguros que o solto.
O que fazer caso o glitter caia no olho?
- Não esfregar os olhos (isso pode piorar a lesão);
- Lavar com soro fisiológico ou água filtrada em abundância;
- Piscar várias vezes para ajudar a eliminar partículas;
Se houver dor, vermelhidão intensa ou visão embaçada, deve-se procurar atendimento médico, evitando uso de colírios sem orientação profissional.