Check-up médico é essencial para manter a saúde em dia

Realizar exames periodicamente é uma das maneiras mais eficazes de detectar doenças precocemente e poder tratá-las. O termo “check-up”, que significa “checar” ou “conferir”, é utilizado na Medicina para se referir à avaliação de rotina. Na população geral acima de 18 anos, os exames de check-up mais comuns incluem aferição de pressão arterial, hemograma, colesterol total e frações, glicemia de jejum e exames de ISTs.
Quando fazer os exames
A frequência adequada na qual os check-ups devem ser realizados depende de inúmeros fatores, que se relacionam com o grau de vulnerabilidade e risco do paciente, como é o caso dos recém-nascidos, idosos, portadores de doenças crônicas e gestantes. Para a população geral, sem queixas ou fatores de risco, realizar exames de rotina uma vez ao ano é suficiente.
Hemograma
O hemograma é um dos principais tipos de exame de sangue. O objetivo é avaliar diferentes aspectos da saúde, como o nível de ferro e os índices de colesterol, por exemplo. Esse exame também pode avaliar outros fatores, como o funcionamento dos rins e o perfil lipídico (indica riscos de problemas no fígado), além de aterosclerose, AVC, hipertensão arterial, entre outros.
Infecções sexaulmente transmissíveis
Os testes de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) mais comumente realizados em check-ups são para diagnóstico do HIV, da sífilis e das hepatites B e C. Segundo o Ministério da Saúde, existem dois tipos de testes de ISTs no Brasil: os laboratoriais e os rápidos. Os testes rápidos são práticos e de fácil execução, com a coleta de sangue ou amostra de fluido oral, e o resultado costuma sair em 30 minutos. Já os exames laboratoriais requerem coleta de sangue venoso (da veia), que será levada para análise laboratorial.
Público feminino
Para as mulheres, existem exames específicos, que servem para prevenir uma série de doenças. Um deles é a mamografia, que ajuda na detecção precoce do câncer de mama, o tumor que mais mata mulheres no Brasil. O papanicolau é outro que deve estar na rotina, pois, auxilia na identificação do câncer de colo de útero, que também tem grande taxa de mortalidade.