Câncer é causado pelo crescimento desordenado de células

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer é um termo que abrange mais de 100 tipos diferentes de doenças malignas causadas pelo crescimento desordenado de células. Essas células se dividem de modo rápido e agressivo, ocasionando a formação de tumores, que podem se espalhar para outras regiões do corpo. Quando os tumores iniciam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.
Incidência
O INCA estima que, no Brasil, serão 704 mil novos casos de câncer por ano entre 2023 e 2025. Ainda segundo o órgão, o tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma, seguido pelos de mama feminina, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.
Causas
O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento dos tumores. No entanto, existem fatores de risco que aumentam a chance de uma pessoa sadia desenvolver a doença. Dentre os principais fatores de risco, destacam-se o tabagismo, alcoolismo, hábitos alimentares, fatores ocupacionais e exposição à radiação solar.
Prevenção e tratamento
A prevenção do câncer envolve hábitos saudáveis, como não fumar, ter uma alimentação equilibrada e praticar atividade física. Também é crucial evitar a exposição ao sol e ao tabaco, e vacinar-se corretamente contra o HPV. Já o tratamento é feito por meio de uma ou de várias modalidades de tratamento combinadas. A principal delas é a cirurgia oncológica, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea, conforme o caso.
Detecção precoce
Realizar exames de rotina com frequência pode ajudar a detectar o câncer em estágios iniciais. Isso aumenta a chance de cura da doença, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida durante e após o tratamento. A chance de cura do câncer de próstata e de mama, os mais comuns entre homens e mulheres, respectivamente, aumenta cerca de 90% quando o diagnóstico é precoce, segundo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.