Astigmatismo é o erro refracional mais comum entre os brasileiros

Astigmatismo é o nome de uma doença ocular, caracterizada por uma curvatura irregular da córnea ou do cristalino, que assume um formato oval em vez de esférico. Isso faz com que a luz seja focada em múltiplos pontos da retina, resultando em visão embaçada ou distorcida tanto de perto quanto de longe. De acordo com um estudo feito pela Revista Brasileira de Oftalmologia, o astigmatismo foi o erro refracional mais encontrado em todas as faixas etárias, com prevalência mais expressiva comparada a outras referências. 

Causas

Consequência de uma irregularidade, o astigmatismo pode ser causado por diversas razões, como formato anormal da córnea ou do cristalino, ou mesmo lesões oculares, como traumas, ferimentos ou cirurgias oculares que podem alterar a forma da córnea. Outro fator que influencia o surgimento do astigmatismo é a genética, havendo uma maior probabilidade de outras gerações também apresentarem esse problema ocular, caso familiares tenham tido o quadro.

Sintomas 

Os sintomas podem variar de acordo com a gravidade do problema, incluindo dificuldade de enxergar de perto ou de longe, visão embaçada, borrada ou defeituosa, sensibilidade à luz, conhecida como fotofobia, dores de cabeça – causada pela fadiga ocular resultante do esforço para focar – visão distorcida ou dupla, vista cansada e diminuição da visão. Outros sintomas do astigmatismo podem aparecer, como confundir letras e números parecidos, enxergar objetos mais alongados, ou ainda ter sonolência ou até náuseas. 

Diagnóstico e tratamento

O médico oftalmologista pode realizar uma avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exames oftalmológicos para diagnosticar o paciente com astigmatismo. Exames como acuidade visual, retinoscopia, topografia computadorizada da córnea e outros podem ser realizados, pois permitem ao médico avaliar a curvatura da córnea, o eixo e a potência do cilindro do olho e o grau do astigmatismo. O teste de refração é crucial para diagnosticar um paciente com astigmatismo. Nesse exame, o paciente olha através de um dispositivo chamado refrator, enquanto o oftalmologista altera as lentes para determinar a prescrição correta para corrigir qualquer erro refrativo. 

Já o tratamento consiste na tentativa de corrigir a irregularidade na formação da córnea ou do cristalino e melhorar a visão. O uso de óculos com lentes cilíndricas é frequentemente prescrito para corrigir o astigmatismo, pelas diversas possibilidades de compensar o defeito ocular. Lentes de contato também podem corrigir as distorções causadas pela forma irregular do olho. Além disso, a cirurgia refrativa que corrige permanentemente o astigmatismo pode ser realizada para remodelar a córnea e corrigir as irregularidades. Atualmente, também é possível realizar implantes de lentes para corrigir esse quadro.

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados