Artrite reumatoide afeta as articulações e pode causar deformação

A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica que afeta as articulações das mãos, pés e punhos, causando dor, inchaço e rigidez matinal. Provocada por alterações no sistema de defesa do organismo, a artrite reumatóide, se não for tratada, causa deformidades e perda de função, podendo afetar outros órgãos, como pele, olhos e pulmões. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a causa da doença é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens, iniciando geralmente entre 30 e 40 anos, com aumento da incidência no decorrer da idade.
Causas e sintomas
Por se tratar de uma doença autoimune, o sistema imunológico confunde as células do próprio corpo com invasores, liberando compostos inflamatórios que atacam os supostos agentes infecciosos. No caso da artrite reumatoide, o alvo é a membrana sinovial, responsável por revestir as articulações e produzir um fluido para ajudá-las a se mover suavemente. Além do envelhecimento, outros fatores também podem contribuir para o surgimento da AR, como fatores genéticos, tabagismo e obesidade.
Os sintomas apresentados variam de acordo com o nível da doença. Quando está controlada, apresenta quadros leves e, em períodos de agravamento, o aumento da sintomatologia afeta a qualidade de vida dos pacientes. Dentre os sinais mais comuns desta condição estão: dor, sensibilidade e inchaço nas articulações, sobretudo das mãos e pés, sensação de rigidez e calor, dificuldade de movimento nos dedos, joelhos, ombro e tornozelo, fadiga, febre e deformação das articulações em casos mais avançados.
Tratamento
Feito com uso de medicamentos, o tratamento pode variar com o estágio da doença e gravidade. Fisioterapia e terapia ocupacional ajudam a continuar exercendo as atividades da vida diária, além de exercícios resistidos, alongamento e relaxamento, que também contribuem para o alívio e fortalecimento das articulações.
A doença está relacionada ao desgaste das cartilagens presentes nas articulações, um fenômeno muito comum no envelhecimento. Essas estruturas desgastadas não podem ser substituídas. Assim, o uso de medicamentos é apenas uma parte do processo de cuidados, que também deve incluir outras atividades como perda de peso, hidroterapia e acupuntura no combate da dor.