Angiologia cuida da circulação e protege a saúde vascular

Segundo a Demografia Médica no Brasil 2025, existem cerca de 1.106 profissionais especializados em Angiologia no país, o que corresponde a 0,2% do número total de médicos em todo o território nacional. Essa é uma especialidade que estuda e trata clinicamente doenças dos vasos sanguíneos e linfáticos, cuidando da circulação e prevenindo e tratando problemas como varizes, tromboses, linfedemas e doenças arteriais periféricas.
Embora sejam especialidades semelhantes, o médico angiologista não é o mesmo que um cirurgião vascular, como muitas pessoas costumam pensar. O angiologista é o profissional que tem o foco no tratamento clínico das doenças vasculares, enquanto o cirurgião é mais associado às intervenções cirúrgicas e procedimentos mais invasivos.
O que trata um angiologista
Essa especialização é indicada quando há um caso que precise de análise e tratamento de condições relacionadas ao sistema vascular e linfático. Além disso, o profissional também pode solicitar e interpretar exames como o Doppler vascular — um exame de ultrassom que usa ondas sonoras para criar imagens em tempo real e analisar o fluxo de sangue nas artérias e veias —, e orientar as mudanças de estilo de vida e uso de medicações específicas para cada quadro, quando necessário. Alguns dos problemas tratados por essa área, incluem:
- Varizes e vasinhos
- Insuficiência venosa crônica
- Trombose venosa profunda (TVP)
- Tromboflebite
- Linfedema (inchaço por falha no sistema linfático)
- Obstruções arteriais
- Síndrome pós-trombótica
Quando procurar um angiologista
Se o paciente tem fatores de risco como sedentarismo, obesidade, tabagismo, hipertensão ou diabetes, é indicado fazer uma consulta preventiva com um angiologista. Além disso, a apresentação de sintomas como veias dilatadas e visíveis nas pernas, inchaço nos membros inferiores, sensação de peso ou dor nas pernas (especialmente no fim do dia), feridas que demoram a cicatrizar, histórico de trombose ou varizes na família ou pele escurecida nos tornozelos ou pés também indicam a necessidade de tratamento especializado.