A falta de dopamina afeta os movimentos e pode causar a doença de Parkinson

Conforme estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de oito milhões de pessoas no mundo viviam com a doença de Parkinson, em 2019. A condição neurológica e degenerativa afeta os movimentos do paciente e tem maior incidência na população com mais de 65 anos, embora também possa aparecer durante a infância e em jovens de até 20 anos, em casos mais raros.
Sintomas
Com o envelhecimento, os neurônios começam a morrer em algumas regiões do cérebro, impactando gradativamente a produção de dopamina. Esse neurotransmissor está relacionado a múltiplas funções no organismo, influenciando as emoções, capacidade de aprendizado, humor, atenção, controle do sistema motor, entre outras.
Na doença de Parkinson, os neurônios produtores de dopamina são destruídos, resultando no impacto negativo na execução do movimento, acompanhado de tremores. Dentre os sintomas da doença, destacam-se os motores, que incluem tremores em repouso que afetam mãos, dedos e cabeça; a lentidão dos movimentos; a rigidez muscular e a dificuldade de manter-se em equilíbrio. Os sintomas não motores são, por exemplo, alterações no olfato, sono, humor, fadiga, problemas cognitivos e demência em fases avançadas.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico do paciente com mal de Parkinson pode ser realizado por vários testes físicos e neurológicos que analisam os movimentos, a força e os reflexos do paciente. A presença de outros sinais, como pisada infrequente, falta de expressão facial e instabilidade motora podem reforçar esse diagnóstico.
Sem uma cura, o tratamento busca auxiliar na estabilização e no bloqueio da progressão da condição, reduzindo os sintomas e aumentando a expectativa e qualidade de vida do paciente, com medicamentos específicos que atendam a essas demandas. A levodopa — medicamento usado como precursor da dopamina — é o tratamento mais eficaz. Entretanto, quando a doença se torna grave, a resposta à levodopa pode desaparecer, causando flutuações nos sintomas motores.