Interromper ou iniciar o tratamento com antibiótico por conta própria pode agravar infecções

Comumente usados no tratamento de doenças como pneumonia, infecção urinária e meningite, os antibióticos são medicamentos usados exclusivamente para tratar infecções causadas por bactérias. Eles agem matando esses micro-organismos ou impedindo que eles se multipliquem. Por isso, são medicamentos de forte composição e o uso incorreto pode causar riscos severos à saúde.
Agravamento do quadro
Utilizar os antibióticos sem a devida orientação médica é perigoso porque promove a resistência bacteriana, além de mascarar doenças graves e causar reações adversas severas, como danos aos rins e ao fígado, sem tratar a causa real do problema. O uso incorreto ensina as bactérias a sobreviver aos remédios, podendo afetar a sua eficácia no futuro contra outras infecções.
Além disso, um antibiótico tomado de forma inadequada pode aliviar os sinais superficiais de uma doença, atrasando um diagnóstico correto e permitindo que infecções graves fiquem ainda mais sérias. Isso também pode causar efeitos colaterais severos como o desequilíbrio da flora intestinal, gastrite e, em casos mais graves, danos ao fígado e reações alérgicas severas.
Cuidados
Os antibióticos são necessários apenas e exclusivamente para o tratamento de infecções causadas por bactérias, ou seja, doenças de naturezas diferentes não devem ser tratadas com esse tipo de medicamento. A única exceção pode acontecer caso o paciente desenvolva especificamente uma complicação que resulte em infecção bacteriana, como a pneumonia.
Se o médico prescreve um antibiótico, o paciente está com infecção. Ainda assim, é preciso informar-se sobre o quadro e a real necessidade deste tipo de medicamento. Além disso, a medicação deve ser utilizada rigorosamente como o médico prescreveu, e o tratamento jamais deve ser interrompido antes da hora mesmo que os sintomas tenham melhorado, pois as bactérias ainda não foram eliminadas e a doença pode voltar com ainda mais força.
Se sobra medicamento, na maioria das vezes é porque a prescrição não foi seguida à risca, e nunca deve ser guardada. Tomar remédio sem prescrição é um erro grave, especialmente com os antibióticos.