Mês de fevereiro traz conscientização sobre lúpus, Alzheimer, fibromialgia e leucemia

O Fevereiro Roxo e Laranja simboliza a campanha de conscientização e saúde realizada no Brasil, com foco em doenças crônicas (roxo) e na leucemia (laranja). Esse período fala sobre doenças como lúpus, Alzheimer e fibromialgia, focando no controle e qualidade de vida, e na prevenção e diagnóstico precoce da leucemia e na doação de medula óssea. Por meio disso, busca-se trazer informações sobre os sintomas, tratamentos e a importância do diagnóstico precoce, além de incentivar a doação de medula óssea para aumentar as chances de cura da leucemia.

Fevereiro Roxo

A cor roxa representa a campanha de conscientização do lúpus, Alzheimer e fibromialgia, iniciada em 2014 em Uberlândia, Minas Gerais, e que depois passou a ser promovida por ONGs e pelo Governo Federal. Essa campanha foca em um aspecto em comum entre essas três doenças: o fato de não possuírem cura. Por isso, o Fevereiro Roxo incentiva o diagnóstico precoce, para um acompanhamento rápido e correto que diminua as consequências na saúde dos pacientes.

Segundo o Ministério da Saúde, o lúpus eritematoso sistêmico (LES) é a forma mais séria da doença e também a mais comum, afetando cerca de 70% dos pacientes com a condição. Embora possa atingir pessoas de qualquer idade, raça ou gênero, ele afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil, entre 20 a 45 anos. O lúpus não tem uma causa definida, mas fatores genéticos, hormonais e ambientais podem influenciar seu surgimento. Os sintomas incluem cansaço, queda de cabelo, lesões na pele, feridas na região da boca, dentre outros, podendo variar de pessoa para pessoa.

A fibromialgia, por sua vez, é caracterizada por dor muscular generalizada, afetando 2,5% da população mundial, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. É mais comum entre mulheres de 30 a 50 anos de idade. Os sintomas incluem pontos de dores musculares, fadiga e alterações na memória. A doença também não tem causas conhecidas.

Já o Alzheimer afeta as funções cognitivas, é muito recorrente em pessoas com mais de 65 anos, e é a principal causa de demência entre esse público, segundo o Ministério da Saúde. O nome da doença vem de Alois Alzheimer, psiquiatra alemão que fez a primeira descrição da condição em 1906. Os sintomas podem variar de alterações na memória e na fala até agitação e dificuldades para comer.

Fevereiro Laranja

A cor laranja na campanha chama a atenção para a leucemia, tipo de câncer frequente entre crianças e adolescentes, que afeta os glóbulos brancos, acumulando células doentes na medula óssea. A Assembleia Legislativa de São Paulo criou a iniciativa Fevereiro Laranja em 2019, para incentivar a doação de medula óssea. Existem mais de 12 tipos da doença, sendo os sintomas mais comuns dores nas articulações e ossos, sangramentos nasais, manchas vermelhas na pele e infecções recorrentes pelo corpo. 

O tratamento da leucemia, em muitos casos, envolve o transplante de medula óssea. No entanto, o Ministério da Saúde revela que, no Brasil, a chance de encontrar um doador compatível é de uma em 100 mil. Dessa forma, a campanha do Fevereiro Laranja se empenha em informar o público sobre os perigos da doença e a importância da doação.

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados