Apesar de semelhantes, exames de imagens têm diferenças na tecnologia usada e na aplicação prática

Os exames de imagem, como raio-X, tomografia, ressonância magnética e ultrassom, são procedimentos médicos que ajudam a observar o interior do organismo, dando suporte no diagnóstico médico e contribuindo para a definição das abordagens terapêuticas. Esses procedimentos não são invasivos e nem dolorosos, e têm um papel fundamental na investigação de problemas de saúde com uma análise mais objetiva e detalhada.

Embora sejam utilizados com a mesma finalidade, cada um desses métodos possui características, técnicas e indicações distintas, e se diferem entre si pela tecnologia usada, custo e tipo de estrutura em que cada um é usado.

Radiografia 

A radiografia, ou raio-X, é um dos exames de imagem mais amplamente utilizados e é feito com uma pequena dose de radiação, para produzir imagens bidimensionais de estruturas densas, como os ossos. É mais útil para identificar fraturas, desvios na coluna e alterações articulares. No entanto, sua resolução não permite analisar tecidos mais moles, como músculos ou nervos. 

Tomografia computadorizada

Essa técnica também utiliza radiação, mas de forma mais precisa e sofisticada. Uma das mais indicadas para o rastreamento de lesões e até tumores, a tomografia computadorizada colabora com o diagnóstico oncológico e também ajuda na identificação de traumatismo craniano.

Ressonância magnética

Considerado o mais completo e detalhado exame para analisar tecidos moles, a ressonância magnética não utiliza radiação, mas sim ondas de rádio e campos magnéticos para captar imagens de alto alcance e resolução. Doenças na coluna, compressões nervosas, inflamações, infecções, tumores ou alterações nos ligamentos e na medula espinhal são alguns problemas de saúde que são melhor identificados usando essa técnica.

Ultrassonografia

A ultrassonografia, ou ultrassom, é feita a partir da emissão de ondas sonoras de alta frequência que conseguem reproduzir as formas de partes do corpo em imagens. O médico examinador aplica um gel em cima do transdutor, percorrendo a região a ser investigada. Esse procedimento é normalmente usado em gestantes, para acompanhar o desenvolvimento do bebê.

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados