Bebês soluçarem dentro da barriga da mãe é um indicativo de saúde e bom desenvolvimento

Durante a gestação de um bebê, é comum que a mãe sinta alguns pequenos movimentos rítmicos dentro da barriga, indicando o soluço fetal, um fenômeno inteiramente normal que muitas grávidas sentem, podendo também ser observado durante exames de ultrassom. Entre o fim do primeiro trimestre e o começo do segundo, os bebês geralmente começam a soluçar, apesar das mães costumarem sentir o fenômeno em períodos mais avançados.

Causas

Esses soluços na gravidez se manifestam em movimentos ritmados e, no início, podem ser difíceis de diferenciar dos chutes do bebê. Enquanto algumas mulheres percebem os soluços dentro da barriga várias vezes ao dia, outras só sentem em alguns momentos, porém ambas são situações perfeitamente normais. Não se sabe claramente as causas exatas que levam a esse fenômeno, no entanto pode-se considerar que o soluço fetal ocorre devido a contrações involuntárias do diafragma, um músculo essencial para a respiração.

Mesmo que o bebê ainda não esteja respirando pelos pulmões, e sim pelo cordão umbilical, ele realiza movimentos que simulam a respiração, preparando-se para a vida fora do útero. Além disso, se o bebê engole líquido amniótico, isso pode ativar o diafragma, também resultando em soluços.

Como identificar

Os soluços têm algumas características específicas que os diferenciam de outros movimentos fetais. Por exemplo, eles iniciam geralmente entre a 14ª e a 20ª semana de gestação, duram alguns minutos e desaparecem sozinhos e podem ocorrer várias vezes ao dia, sem um horário específico. 

Vale relembrar que esses episódios são perfeitamente normais, saudáveis e inofensivos, pois indicam que o bebê está crescendo e se desenvolvendo bem para a vida pós-parto, em que ele continuará a soluçar por um tempo. O mais importante é saber que o soluço fetal é temporário e não requer nenhuma intervenção.

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados