Telemedicina aproxima cada vez mais as pessoas a cuidados médicos de qualidade

A telemedicina consiste na atuação médica a distância, utilizando tecnologias como computadores e smartphones para realizar consultas, orientações, acompanhamentos e diagnósticos. Essa prática permite que pacientes recebam atendimento fora do consultório presencial, ultrapassando empecilhos, além de democratizar o acesso à assistência de qualidade sem exigir deslocamentos.
Nesse cenário, locais afastados dos centros urbanos, por exemplo, ganham o suporte de especialistas para teleconsultas, telediagnósticos e orientações sobre casos complexos. As formas de atuação incluem atendimento remoto, emissão de laudos de exames a distância e o acompanhamento contínuo a distância.
Importância e benefícios
De acordo com o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 25,6 milhões de pessoas moram em áreas rurais no Brasil, representando 12,6% da população. Por meio da telemedicina, é possível aprimorar os processos na área da saúde, reduzindo seu tempo de operação, custos e riscos. Por dispensar a necessidade de deslocamentos e encontros presenciais, ela também elimina barreiras geográficas e amplia o acesso a atendimentos médicos.
Além disso, outros benefícios incluem a redução de custos e a segurança de dados e informações. O Prof. M.e. Flávio Secco, docente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Unit-PE — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — destaca a importância desse avanço médico para o futuro da saúde pública. “Com o devido cuidado perante o uso das novas tecnologias na saúde e o entendimento de quais são suas capacidades e limitações em comparação com a atividade humana, essas ferramentas podem representar um grande avanço social nos próximos anos”, declara.
Modalidades
Dentre os principais recursos oferecidos pela telemedicina, estão:
- Teleconsulta: consulta médica ou com outro profissional de saúde, realizada por meio de plataformas com sistemas de videoconferência;
- Teleassistência: atendimento assistencial a distância, com o objetivo de agilizar o acesso a cuidados médicos em situações de emergências ou fazer o acompanhamento de situações de risco;
- Telelaudo: laudo médico realizado a distância, gerado por um profissional da saúde que não se encontra fisicamente próximo ao local onde o exame foi feito;
- Telediagnóstico: possibilita a análise de exames a distância por médicos especialistas;
- Telemonitoramento: acompanhamento contínuo de pacientes com condições de saúde crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças respiratórias ou cardíacas.