O período pós-cirúrgico é a fase mais importante na recuperação do paciente

O processo de cuidados cirúrgicos não termina quando o paciente deixa o hospital. Pelo contrário, uma das etapas mais importantes para a recuperação após uma cirurgia são os cuidados pós-cirúrgicos realizados em casa. A rotina após esses procedimentos deve ser cautelosa, pois, após qualquer tipo de intervenção cirúrgica ou procedimento invasivo, o corpo humano necessita de um período de recuperação. A cicatrização e a eliminação de líquidos consomem uma energia muito grande em um organismo debilitado, portanto seguir as recomendações médicas para o pós-operatório é fundamental para uma boa recuperação.
Algumas complicações pós-cirúrgicas
Depois dos procedimentos, podem surgir algumas complicações e desconfortos que desaparecem gradualmente e que podem afetar o local da cirurgia ou todo o corpo. Por isso, é importante estar atento para quando esses casos saem de quadros comuns para mais graves. Alguns sintomas recorrentes dessas complicações são, por exemplo, náuseas e vómitos provocados pela anestesia, irritação da garganta após intubação, dor e inchaço no local da cirurgia, fadiga e dificuldade em dormir e alguns problemas digestivos.
No entanto, complicações pós-operatórias mais habituais de natureza grave são hemorragia, complicações pulmonares, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infecção na cirurgia e retenção urinária. Em qualquer caso de complicação, é necessária a busca por intervenção médica, que indicará o tratamento adequado.
Erros mais comuns
No processo pós-cirúrgico, muitos erros são cometidos na hora de cuidar da cicatrização, que devem ser evitados, uma vez que podem prejudicar a recuperação e até agravar e infeccionar a ferida. Interromper os medicamentos por conta própria, não seguir as orientações de repouso, retomar atividades antes do tempo, não realizar a higiene correta, expor a ferida ao sol ou umidade e fumar ou consumir bebidas alcoólicas são algumas situações que devem ser evitadas.
Recomendações de cuidados
As atenções que devem ser prestadas ao paciente enquanto se recupera incluem repouso adequado, pois o corpo está sensível e precisa de energia para cicatrização, e consequentemente, evitar esforços físicos e movimentos bruscos. O apoio de familiares e amigos no processo de repouso também é importantíssimo, pois além do auxílio físico, o suporte emocional faz grande diferença.
Além disso, os cuidados com o curativo são essenciais. Manter o curativo sempre limpo e seco, seguindo a orientação profissional, previne infecções. O curativo também não deve ser trocado sem haver instruções médicas antes. O uso correto dos medicamentos, alimentação leve e equilibrada, atenção aos sinais de alerta e sempre comparecer às consultas de retorno são vitais para que o paciente possa voltar à sua rotina mais rapidamente.