Dia da Esclerose Múltipla chama a atenção para o diagnóstico precoce da doença

O Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla é comemorado no dia 30 de agosto, com o objetivo de trazer conhecimentos sobre a doença e facilitar o diagnóstico dos pacientes, tornando o tratamento mais acessível. A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica autoimune que afeta o sistema nervoso central, prejudicando os impulsos motores do cérebro e da medula espinhal. A condição atinge, em sua maioria, mulheres entre 20 e 40 anos. Mesmo sem causas determinadas, alguns fatores como genética, obesidade e falta de vitamina D estão associados à condição.

A campanha Agosto Laranja, criada pela AME (Amigos Múltiplos pela Esclerose), busca conscientizar a população acerca da EM e desmistificar essa condição, incentivando o diagnóstico precoce. De acordo com a Agência Brasil, estima-se que cerca de 40 mil brasileiros vivem com a doença. Por isso, a conscientização se mostra fundamental para o entendimento e tratamento dessa condição crônica.

Sintomas

Os sintomas da esclerose múltipla podem variar de acordo com a região do cérebro e da medula que foram atingidos pela inflamação, ocasionando alterações visuais, fraqueza nos membros, perda de coordenação motora e tonturas. Dentre os sintomas mais comuns, destacam-se: fadiga; déficits sensitivos, como formigamentos e dormência; incontinência urinária; visão borrada e visão dupla; lentidão cognitiva, causando problemas de entendimento e de atenção; dificuldade de locomoção e rigidez muscular.

Tratamento

Como a EM não possui cura, o diagnóstico e o tratamento precoces são imprescindíveis para a qualidade de vida e longevidade do paciente, uma vez que a progressão da doença pode levar a sequelas mais graves no futuro. 

Mais de dez tipos de medicamentos são utilizados no tratamento da doença para diminuir as inflamações que ocasionam as dificuldades motoras e cognitivas. Porém, além da exigência do uso correto dos medicamentos, outros hábitos saudáveis são recomendados para uma qualidade de vida, como a prática de exercícios físicos regularmente, dieta rica e balanceada, controle do peso e evitar o tabagismo. 

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados