Semana da Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla chama atenção para a inclusão e o respeito

Segundo dados de 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 18,6 milhões de cidadãos brasileiros possuem alguma deficiência. A partir disso, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece anualmente entre dos dias 21 e 28 de agosto e celebra a conscientização social sobre a temática, desenvolvendo pautas sobre inclusão e visibilidade.
Instituída pela Lei nº 13585/2017, a campanha é promovida desde 1983 pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e busca incentivar a elaboração de políticas públicas que pratiquem o combate à discrimiação contra os indivíduos com deficiências intelectuais e múltiplas.
As deficiências
Essas duas classificações, a deficiência intelectual e a deficiência múltipla, possuem aspectos distintos. A primeira é definida pelo desenvolvimento incompleto da mente, afetando o funcionamento intelectual de forma limitar suas habilidades, como a comunicação e a interação social. Já a segunda refere-se à condição de um indivíduo com duas ou mais deficiências que comprometem áreas motoras, cognitivas e sensoriais, atrasando o desenvolvimento e a adaptação.
Importância
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma importante iniciativa no que diz respeito à partilha de informações sobre as deficiências e os desafios enfrentados pelas pessoas com essas condições. Assim, essa iniciativa quebra as barreiras do preconceito e demonstra a capacidade e as contribuições desses indivíduos para a sociedade. Além disso, a inclusão é bastante reforçada na campanha, incentivando o acesso à educação adequada, saúde, atenção e qualidade de vida, através da garantia da igualdade de direitos e oportunidades.
Durante a semana, acontecem atividades como palestras, seminários, encontros de debates relacionados, apresentações culturais e acolhimentos familiares. O principal objetivo é sensibilizar a visão estigmatizada da deficiência, ligada à incapacidade e à inutilidade social. A partir disso, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla promove a valorização e a inclusão e combate estereótipos discriminatórios.