Dores nas costas atingem 80% da população mundial

As dores nas costas são condições comuns e ocasionadas por diversos fatores. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao menos 80% das pessoas vão experienciar esse tipo de dor ao longo da vida. As principais causas são a ergonomia no trabalho e em casa, obesidade, sedentarismo e tensões musculares devido ao estresse e à idade.
Uso do celular
Um dos aspectos que vêm colaborando para o agravamento dessas dores é o uso do celular. De acordo com a Profª Paula Lima, docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão —, mexer no celular de maneira despreocupada pode ser prejudicial para a coluna cervical, que fica na região do pescoço. “Passar muito tempo curvado sobre smartphones, tablets ou laptops pode levar a uma má postura e aumentar o estresse sobre a coluna cervical”, afirma.
Atividades repetitivas
A fisioterapeuta ressalta ainda que atividades que se repetem também podem ser danosas, como digitar no computador ou dirigir por longas horas. “Realizar tarefas que envolvem movimentos repetitivos ou ficar em uma posição por muito tempo podem causar tensão e fadiga muscular na coluna”, pontua. Quando se dirige por muito tempo, por exemplo, além da posição estática dessa posição, os tremores do motor do carro podem levar ainda mais pressão para os discos intervertebrais, causando dores. Esses discos, feitos de tecido cartilaginoso, ficam localizados entre uma vértebra e outra e servem para evitar o atrito entre as vértebras e amortecer impactos.
Foco no dia a dia
O Prof. Dr. Paulo Vidal, docente do curso de Medicina da Faculdade Tiradentes (Fits) — localizada em Goiana — acrescenta que hábitos do dia a dia também influenciam na saúde da coluna. Segundo o médico ortopedista, os discursos de que a posição em que se dorme influencia na saúde da coluna não têm “nenhuma evidência científica, apenas opiniões pessoais e sem comprovação”. Por outro lado, Paulo afirma que devem ser tomados cuidados com a coluna no dia a dia. “Tudo em relação à postura e aos cuidados com a musculatura vertebral pode causar mialgia”, alerta. Por isso, o professor indica que é mais importante tomar cuidado com a coluna durante o dia do que na hora de dormir.
Hábitos a serem adotados
Para evitar dores na coluna, é essencial atentar-se para a ergonometria, como utilizar cadeiras que se ajustem de forma a apoiar as costas, com o pé apoiado no chão e o ângulo das pernas em 90° em relação ao chão. Além disso, a tela do computador não pode ficar abaixo da linha dos olhos e os antebraços devem apoiar na mesa. Fazer exercícios regularmente e realizar pausas ao permanecer mais de 40 minutos sentados também auxiliam.