Alergia e intolerância alimentar possuem causas distintas

A alergia e a intolerância alimentar são condições que podem aparentar semelhança, mas possuem causas diferentes. A intolerância é caracterizada pela má digestão de determinados alimentos pela deficiência ou ausência de enzimas responsáveis pela quebra de moléculas, o que prejudica a absorção adequada. Já a alergia alimentar acontece quando o sistema de defesa do corpo tem uma resposta exagerada contra uma substância que deveria ser tolerada. 

Diferenças

A pessoa com intolerância alimentar absorve parcialmente os nutrientes dos alimentos, que passam a fermentar, causando sintomas como inchaço abdominal, flatulência, cólicas e diarreia. Os sintomas podem levar de minutos a horas para aparecer. Apesar de incômoda, a intolerância pode ser controlada facilmente por pequenos ajustes na dieta, geralmente com a diminuição da quantidade de alimento mal absorvido do cardápio. 

A alergia alimentar é uma reação que ocorre após a exposição ao alimento causador, sem ter relação direta com a absorção. As manifestações mais comuns são as de pele, como urticária, inchaço, coceira e eczema; e do aparelho gastrointestinal, como diarreia, dor abdominal e vômitos. Em casos mais graves, a alergia pode atingir o trato respiratório, causando anafilaxia. 

Como evitar?

A prevenção da intolerância alimentar ocorre pela diminuição do consumo do nutriente. No caso da intolerância à lactose, por exemplo, é possível ingerir os suplementos da enzima lactase disponíveis no mercado em comprimidos ou tabletes mastigáveis. No entanto,  todavia devem ser usados como um complemento e não como um substituto para a restrição alimentar, isso porque essas enzimas podem não aliviar completamente os sintomas ou pela digestão incompleta da lactose ou pela dificuldade de determinar sua dose precisamente. 

No caso de alergias alimentares é indicada a exclusão do alimento alergênico da alimentação até que o organismo se adapte ao alimento. É comum que, com o tempo, o organismo desenvolva tolerância à substância capaz de provocar alergia, mas esse processo deve ser acompanhado por um médico, pois enquanto houver alergia, a simples exposição ao alimento desencadeador pode gerar reações graves, como anafilaxia. 

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados