Infecção por tétano ocorre quando a bactéria entra no corpo por meio de lesões

O tétano é uma infecção grave que causa contrações musculares dolorosas e pode levar à morte. Ela é causada pela toxina da bactéria Clostridium tetani, que entra no organismo através de lesões na pele. A bactéria pode estar presente em objetos de metal, de madeira, de vidro, pedaços de móveis e até em espinhos e galhos. Ao contrário do que diz o senso comum, objetos de metal não precisam estar enferrujados para disseminar o tétano. 

Sintomas e tratamento

Após a bactéria entrar no corpo, os sintomas demoram entre três dias e três semanas para surgirem. Os principais são as contrações musculares dolorosas principalmente na mandíbula e no pescoço, dificuldade para engolir, agitação e rigidez muscular. Caso não haja intervenção, a situação pode interferir na capacidade de respirar, levando o indivíduo a óbito. Para o tratamento, utiliza-se antibióticos, relaxantes musculares e medicamentos antitetânicos específicos. A recuperação pode levar até um mês.

Sobre os espasmos

O espasmo de músculo facial é o principal sintoma do tétano. Ele produz uma expressão característica com um sorriso fixo e sobrancelhas elevadas. Pode ocorrer também rigidez ou espasmo abdominal, cervical e nos músculos das costas. O espasmo de esfíncter provoca retenção urinária ou obstipação. A contração dos músculos do sistema digestivo pode causar disfagia e interferir na nutrição.

Vacinação é a chave

O melhor método para evitar o tétano é a vacinação, cuja dose de reforço deve ser realizada a cada dez anos. A vacinação tem sido essencial para a diminuição dos casos de tétano no Brasil e no mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 1991, um ano antes do início da vacinação, o Brasil tinha 1.460 casos de tétano em todo o território nacional; em 2023, foram apenas 135. 

FITS - Faculdade Tiradentes de Goiana

  • Tel: +55 81 3878-5701
  • Tel: +55 81 3878-5155

Privacidade de Dados